25 anos de internet: 5 profecias MUITO erradas

Ok, este é um artigo um pouco diferente do que costumo publicar aqui, mas a CNN aproveitou os 25 anos da WWW e publicou um artigo tão bacana que me empolguei e decidi trazer pra cá. São 5 frases de famosos sobre o (então) futuro da internet. Erraram feio…

Spam will be gone within two years. (O spam vai deixar de existir em 2 anos) – Bill Gates, 2004

Claramente não aconteceu. Segundo o artigo da CNN 68% do recebimento de e-mails são constituídos por spam.

Websites will never replace newspapers. (Websites nunca substituirão jornais de papel) – Newsweek, 1995

Essa frase foi publicada em um artigo onde o autor diz que a internet seria uma terra sem lei cheia de informações sem filtro (isso a gente sabe que ela realmente é), mas mesmo assim errou feio. Embora os jornais de papel ainda existam, a gente sabe que até aqui no Brasil os jornais tiveram que se reinventar para sobreviver.

The Internet… will explode? (A internet vai… explodir?) – Robert Metcalfe, 1995

Pensamento antigo. Uma coisa muito grande cresce demais até que explode, mas só quando essa coisa continua sendo única. Como a internet é totalmente descentralizada podem ficar tranquilos. Metcalfe previa uma explosão em 1996, mas estamos aqui, online.

The Web means the end of Big Brother. (A internet significa o fim do Grande Irmão) – Columbia Journalism Review, 1995

O escândalo Snowden, NSA e etc. mostra que não é bem assim. Uma nota: a referência do Grande Irmão é ao livro 1984 de George Orwell, não tendo nada a ver com o programa de TV (que também faz referência ao livro).

No one will buy anything over the Web. (Ninguém nunca vai comprar nada na internet) – Newsweek, 1995

O autor (o mesmo da segunda frase) achava a internet confusa, sem meios para efetuar pagamentos seguros e incapaz de reunir um público-alvo decente. Há de se concordar que em 95 achar alguma coisa na internet era bem complicado, mas hoje, 19 anos depois, parece que a gente contornou isso tudo muito bem.

Você pode ler o artigo na íntegra aqui: http://money.cnn.com/2014/03/11/technology/web-predictions/index.html (em inglês). Vale muito a pena.

Tags:

Comentários