Drupal na Locaweb – soluções rápidas

  • Tempo de leitura: 3 min.

Algumas dicas para quem está migrando uma solução Drupal para um servidor de produção na Locaweb.

Se possível troque de Host

Não poderia deixar de ser a primeira dica. Se você puder fugir deles faça isso. Se não puder, tenha paciência.

Configurações iniciais

  1. Tenha certeza de que a plataforma do seu plano é Linux. Se for Windows troque imediatamente.
  2. Conecte-se com o FTP da sua hospedagem. No diretório raíz faça o download do arquivo php.ini e altere os valores de:
    • register_globals para Off;
    • e de session.save_handler para user.

    Depois suba o arquivo sobrescrevendo a versão antiga.

  3. Eles recomendam algumas alterações no .htaccess da raíz do drupal (normalmente seria a pasta “public_html” lá no FTP), mas como nunca tive problemas deixo como está.

Cron – agendador de tarefas

Tive alguns problemas com o cron do drupal na Locaweb. Costumo usar o Poormanscron pra não depender de configurações no servidor. Para isso basta instalá-lo e depois ir na página Informações do Site no drupal (admin/settings/site-information). Antigamente este módulo tinha uma página própria, então fique ligadinho pra não procurar a toa.

Eu tinha posto na configuração do Poormanscron para ele rodar de três em três horas, daí o cliente reclamou que não estava atualizando e me supreendi ao ver que o script não rodava há 5 dias. Depois eu conto a história toda pra quem quiser.

Acontece que, para o drupal, o cron estava congelado e, portanto, não havia como rodá-lo novamente, enquanto não destravasse a execução anterior.

Para destravar o cron e poder rodá-lo novamente você deve:

  1. Fazer um backup de tudo;
  2. Ir no phpmyadmin (pelo painel de controle da locaweb você chega lá);
  3. Localizar a tabela variable;
  4. Nela achar a entrada cron_semaphore e apagá-la.

Se você rodar o cron agora, sem fazer nada, além dele trazer um monte de erro, não vai terminar. Para mim apareciam vários erros de MySQL has run away (me sinto meio abandonado quando leio essa mensagem). O que acontece é que existe um limite de 15 segundos para inatividade na conexão com o MySQL (não achei onde mudar esse valor lá na locaweb, acho que não deixam alterar porque o servidor é compartilhado, essas coisas). O módulo Update Status tenta fazer uns gets entre uma coisa e outra e acaba com o tempo. Desabilite o módulo, destrave o cron (se precisar) e rode de novo. TCHARAM!

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.

Este post tem 3 comentários

  1. Vinicius

    Meu problema é outro. O site demora mais de 20segundos para carregar. Já otimizei vários pontos, desabilitei módulos inutilizados e até o update, mas nada.

    Analisando o Performance Logs, do módulo Devel, sinaliza como pouco mais de 1178ms para abrir a página, mas na prática, é outra história…

    Alguma sugestão? =/

  2. Bruno

    Graças a Deus !!!!

    alguém que consegui resolver!

    tem pelo menos 2 dias q estou brigando com a locaweb por causa de disso

    parabéns pelo artigo!

    salvou minha vida!

Comentários encerrados.