Aprendendo XHTML e CSS – Um começo

  • Última modificação: 01/10/2019
  • Tempo de leitura: 3 min.

Este post foi migrado lá do Melancia na Cabeça.

Depois de tomar uma surra do TinyMCE no drupal 6 (faltava um patch para que a opção de desabilitar o rich-text aparecesse) estou postando de novo.

Um dos objetivos da criação do blog é poder passar dicas que gostaria de ter recebido no começo da minha vida de desenvolvedor web. Pra começar nessa carreira você precisa aprender HTML (direito, sem tabelas – só onde é necessário), depois CSS, Javascript (que não tem nada a ver com Java, por favor…), e alguma(s) linguagens de servidor (PHP, ASP, Java, etc).

No começo nada é fácil, você esbarra em expressões e conceitos que nunca viu e que logo de cara percebe que são importantes (SEO ou otimização para busca, validações da W3C, por exemplo) e vem aquela sensação de estar nadando num oceano, mas assim é a vida.

É possível ganhar dinheiro e se destacar na internet fazendo bem as coisas simples que as pessoas fazem de qualquer maneira e, por isso e para isso, é bom ter uma base de conhecimento bem sólida. Conhecimentos de (X)HTML e CSS nunca serão completos, sempre vem alguma coisa nova, uma combinação de coisas que dão um resultado que você precise ou ainda alguma maneira de fazer as coisas funcionarem no IE (acostume-se com isso: as coisas nem sempre funcionam bem no Internet Explorer – principalmente no 6).

Pra começar indico aqui um exercício simples proposto pela Visie nos seus cursos (foi postado no Tableless).

Ah! Uma observação: nos comentários o pessoal fez uma confusão sobre pagar ou não pagar para ver o exercício. É só se cadastrar (grátis) e acessar.

Bons estudos!

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.