Essa história é tão bonita que eu decidi trazer pra cá. Mais uma tradução do pessoal da WP Tavern. Comentei sobre essa notícia nesse vídeo aqui lá no canal:


A Automattic anunciou hoje que uma equipe dentro da empresa vai adotar os plugins de Alex Mills, dando continuidade ao seu desenvolvimento e suporte. Mills, também conhecido na internet como @Viper007Bond, era colaborador dos arquivos básicos do WordPress e um criador de plugins muito produtivo, que faleceu em fevereiro de 2019 depois de uma luta contra a leucemia.

Em um determinado momento do ano passado, Mills era autor e colaborador de mais de 40 plugins hospedados no WordPress.org. O número atual parece ter sido reduzido para 17 dos seus plugins mais populares. De acordo com as estatísticas da WP Tally, estes 17 plugins tem uma contagem de downloads acumulada em 138.665.603, com avaliações de 4,55 de 5 estrelas.

“Como todos os meus plugins são código-aberto, eles estão liberados para serem alterados por autores reconhecidos pela comunidade do WordPress. Significaria muito para mim ter um legado levado adiante”, disse Mills em seu post de despedida no começo do ano. Os plugins são todos grátis, sem nenhuma versão pro ou esforços de monetização.

“Eu nunca monetizaria qualquer um dos meus plugins. Eu os escrevo por diversão e não por lucro. De qualquer forma, isso seria um conflito de interesses devido ao meu emprego na Automattic”, disse Mills para a WP Tavern depois que o seu popular plugin Regenerate Thumbnails plugin passou a marca de 5 milhões de downloads em 2017.

O Regenerate Thumbnails está ativo em mais de um milhão de sites WordPress e passou da marca de 10 milhões de downloads em janeiro de 2019. Ele já foi baixado mais de 7.000 vezes hoje e tem sido baixado regularmente de 3 a 12 mil vezes por dia em 2019.

A popularidade tão duradoura do Regenerate Thumbnails é uma prova do compromisso de Mills em escrever plugins bem planejados e voltados para o futuro. O que começou como um pequeno plugin para corrigir o problema de um cliente em 2008, rapidamente se tornou uma ferramenta indispensável para milhões de usuários do WordPress mudando de temas com diferentes tamanhos de imagens. Para os usuários que não poderiam escrever seus próprios scripts para gerar imagens com os novos tamanhos, o plugin de Mills foi um pequeno passe de mágica que exemplifica as significativas colaborações que desenvolvedores de plugins podem fazer ao escrever e compartilhar códigos que resolvem problemas comuns.

A Automattic planeja criar um fork de cada repositório de Mills no GitHub e adicioná-los à conta da Automattic. A equipe responsável por isso também está adicionando o seguinte parágrafo a cada um dos arquivos readme dos plugins:

Em fevereiro de 2019, Alex Mills, o autor desde plugin, faleceu. Ele deixa para trás plugins que serão mantidos pela Automattic e por membros da comunidade WordPress Se este plugin é útil para você, considere fazer uma doação para a Oregon Health and Science University.

A Automattic também vai responder os pedidos de suporte nos fórums e a equipe está aberta a receber ajuda de outros membros da comunidade WordPress para manter e dar suporte aos plugins de Mills.

“Antes, autores deixavam músicas, romances, poesias e cartas ao falecer. Estas são obras de arte congeladas no tempo. Alex deixa seu código que continuará evoluindo e atuando em um mundo vivo, usado por milhares (ou milhões?) de pessoas todos os dias em suas vidas online”, disse Donncha Ó Caoimh no blog Automattic Engineering blog.


Conteúdo original: https://wptavern.com/automattic-adopts-alex-mills-plugins