Há algum tempo eu pedi permissão pra galera da WP Tavern para traduzir alguns posts deles em português e até hoje não tinha usado essa autorização pra nada. Hoje o Vinicius Lourenço comentou sobre essa novidade no Slack do WordPress Brasil e, quando eu vi a mesma notícia no WP Tavern, achei que valia a pena trazer pra cá.


A 10up lançou uma GitHub Action que permite que desenvolvedores atualizem seus plugins no repositório oficial do WordPress.org apenas colocando uma tag no GitHub. Helen Hou-Sandí, diretora de iniciativas open-source da 10up, explicou como isso funciona:

“Você será capaz de gerenciar todo o ciclo de desenvolvimento no GitHub. Chega de perder tempo com scripts bash locais ou controlar acessos para commit/push em vários lugares. Você aponta para a nossa action no arquivo de workflow do repositório do seu plugin, filtrando para que ela seja executada somente quando uma tag for criada e configurando secretamente seu nome de usuário e senha. Depois disso, toda vez que você criar uma tag para uma nova versão no GitHub, seja por linha de comando ou pela interface do próprio GitHub, seu plugin será atualizado no WordPress.org.

Os desenvolvedores que quiserem usar esta action precisarão se inscrever no acesso beta do GitHub Actions. Veja o post de lançamento da 10up e o arquivo README para instruções sobre como usar e personalizar a action de deploy para plugins no WordPress.org.

A comunidade de desenvolvimento do WordPress recebeu a notícia com entusiasmo. como era de se esperar para algo que remove como que por passe de mágica a obrigação do WordPress.org de usar SVN. A 10up está trabalhando em mais Actions para WordPress, que serão lançadas em breve.

Texto original (em inglês): WP Tavern