Nos últimos dias alguns clientes da Duo-me hospedados em servidores Linux compartilhados enfrentaram problemas em seus sites WordPress na Locaweb. Aparentemente sem motivo o erro “Parece que em sua instalação do PHP está faltando a extensão MySQL, que é requisitada pelo WordPress.” começou a ser exibido no lugar do site. Para resolver siga os passos abaixo:

Solução nova:

Atualize a versão do PHP para, no mínimo, 5.4.

Solução antiga:

Para resolver é preciso restaurar o arquivo de configuração do PHP, o php.ini. Veja como:

  1. Acesse o FTP da conta e verifique se há um arquivo php.ini na raíz;
  2. Se houver faça um backup e exclua-o.

Estes dois passos fazem com que o servidor execute o PHP com a configuração padrão do servidor. Em todos os nossos clientes isso não foi o suficiente, o site passou a apresentar uma tela em branco. É necessário subir um outro php.ini com configurações adicionais, da seguinte forma:

  1. A locaweb disponibiliza um php.ini padrão (bem como um tutorial similar a este de como restaurá-lo). Estou disponibilizando uma versão local deste php.ini no meu servidor aqui também.
  2. A quantidade de memória padrão disponível para o PHP é apenas 32MB, muito pouco para a maioria dos sites. Altere memory_limit para 256 M na linha 303. Suba o arquivo e tente novamente.
  3. Se o site ainda estiver com problemas é preciso debugar um pouco mais: para que o servidor passe a exibir os erros é preciso alterar display_errors para On (linha 369 do arquivo). Atenção: não se esqueça de alterá-la novamente para Off assim que possível, assim você evita problemas com segurança.

Aproveitando o assunto, segue uma minilista das hospedagens que eu, pessoalmente, não recomendo para ninguém:

  1. Locaweb
  2. UOLHost
  3. HostRevenda
  4. Dreamhost (boa para sites pequenos PÉSSIMA para sites grandes).

E infelizmente a lista só aumenta 🙁

Também enfrentou esse problema? Tem alguma hospedagem que ama/odeia? Deixe aí nos comentários! E confira também outros posts sobre WordPress.

Atualização em 03/11/2016: este problema não aconteceu mais com a gente. Continua acontecendo com vocês? Essa solução ainda funciona? Alterei os links nessa data também.

Atualização em 06/09/2017: pelas dicas dos colegas nos comentários e por uma experiência que tive agora, é só alterar a versão do PHP para, no mínimo, 5.4 que já funciona.