Você está visualizando atualmente Trabalho remoto: vagas e processo seletivo

Trabalho remoto: vagas e processo seletivo

  • Última modificação: 22/02/2023
  • Tempo de leitura: 11 min.
  • Read in English

E aí, procurando trabalho remoto, mas não faz ideia de como é o processo de seleção? Nesse post compartilho dicas de onde achar vagas e coisas sobre o processo seletivo que eu gostaria que alguém tivesse me contado.

Este post é a segunda parte de uma série sobre trabalho remoto e vagas internacionais. Veja o outro post na lista abaixo. Vou atualizando a lista conforme os textos forem publicados.

Onde achar vagas?

O foco do meu conteúdo é WordPress, então aqui vai a lista de lugares que recomendo para achar vagas relacionadas a WP:

A empresa que você gosta
Esse é o começo óbvio. Se você conhece alguma empresa legal e se identifica com ela, não deixe de tentar.

10up
A 10up é a empresa em que eu trabalho atualmente. Aprendi e continuo aprendendo muita coisa por lá e posso dizer que a experiência transformou a minha vida e carreira de diversas formas. E a empresa está contratando!

PainelWP
Em toda edição do PainelWP, o Daniel coloca uma seção com vagas abertas em diversas empresas, vale a pena conferir.

NextPress
A NextPress é a empresa do Arindo Duque, autor do WPUltimo. Não sei se eles estão contratando, mas a experiência que eu tive trabalhando lá por alguns meses foi fantástica.

Codeable
A Codeable não é uma empresa de desenvolvimento, mas um hub de freelancers. Arrumei muitos projetos por lá e recomendo.

A Codeable consegue fugir das principais armadilhas dessas plataformas:

  • O valor final do projeto não é o mais barato, mas uma média de todos os valores. O cliente não tem acesso a quanto cada um pretende cobrar, então seleciona o profissional pelas mensagens trocadas e não por preço.
  • Tem (ou pelo menos tinha) um processo de seleção, estabelecendo uma média de qualidade entre os freelancers.
  • O pagamento é feito para a Codeable antes do projeto começar e repassado para o dev depois de encerrado, deixando todo mundo mais seguro.

A Codeable serviu para mim como porta de entrada para o mercado internacional e acho que é uma boa opção para quem quer começar a trabalhar para fora.

Se você conhece mais algum lugar que lista vagas relacionadas a WordPress, deixe a sugestão aqui nos comentários!

Veja a versão desse post em inglês para a lista atualizada.

É normal não ser chamado

Não tenha medo de falhar. Eu tentei vaga de estágio para a Automattic duas vezes, cheguei nos finalmente, mas não fui aceito. O importante é não desistir e continuar estudando e tentando entrar nas vagas com que você se identificar.

Lembre-se: O não você já tem. Todo mundo já foi rejeitado por algum lugar antes.

É hora de mandar o currículo!

Depois que você achou a empresa que queria, chegou a hora de fazer eles te notarem. Nessa etapa você vai precisar de duas coisas: o currículo (CV) e uma carta de apresentação.

Mas antes…

A gente pode ter um post só sobre hard e soft skills (o que acham?), mas saiba que embora conhecimento técnico seja necessário, as empresas procuram um perfil de pessoas que se comuniquem bem e estejam dispostas a aprender.

Também vale lembrar que primeiras impressões são essenciais, então atualize tudo o que você tiver online e que seja relacionado a trabalho.

Atualize seu LinkedIn, perfil no GitHub e WordPress.org!

CV: conciso e com o que vai chamar a atenção

Seu currículo só precisa ter uma ou duas páginas, com suas principais experiências e conhecimento (cursos, certificados, etc.). Existem modelos grátis na internet com visual moderno e que são bem fáceis de preencher.

Veja o exemplo abaixo (com link):

Modelo de CV moderno e conciso

Cover Letter ou carta de apresentação

Essa é uma parte que pode ser novidade para muitas pessoas. Essa “cover letter” que algumas empresas pedem, é só uma página de texto com alguns parágrafos. Deve ser algo específico para a vaga, então não use a mesma carta de apresentação para vários lugares.

Esses são os itens que você deve incluir na sua carta de apresentação ou cover letter:

  • Seus dados pessoais;
  • Conexão com a empresa, onde viu a vaga;
  • Histórico, principalmente o que está fazendo atualmente;
  • Por que deve ser contratado.

Tem vários exemplos de cartas de apresentação na internet. Os melhores você vai achar pesquisando por “imagens” e não por texto.

Entrevistas

Se você conseguiu ser chamado para uma entrevista, parabéns! É bem comum que empresas tenham várias entrevistas com vários setores. Celebre cada passo!

É hora de prestar atenção em algumas coisas:

Revise seu equipamento: fone, microfone e internet

Antes de cada entrevista, tenha certeza de que seu fone e microfone estão funcionando corretamente, sem ruído ou algo similar. Se sua rede sem fio for instável, vale a pena usar um cabo, nem que isso signifique sentar perto do roteador no dia, ou ter um cabo gigante atravessando a casa por algumas horas.

Preparação prévia é fundamental

Algumas perguntas são clássicas e você já deve se preparar de antemão. O básico: “Fale sobre você”, “qual foi o projeto mais difícil que participou?”, “o que você gosta e não gosta do WordPress?” precisa estar na ponta da língua.

Conheça a empresa e a vaga

Mostrar interesse é fundamental em qualquer relação, de qualquer natureza. Saber um pouco sobre a empresa e a vaga vai demonstrar esse interesse, dando alguns pontinhos com a pessoa que estiver conduzindo a entrevista.

Se possível conheça o entrevistador

Isso ajuda muito quando a entrevista é em inglês e você não está tão seguro. Pode parecer meio stalker, mas achar uma palestra ou vídeo da pessoa que vai te entrevistar pode ajudar a aprender o sotaque ou se familiarizar com a “musiquinha” da fala da outra pessoa.

Entrevista não é interrogatório

Você também pode (e deve) fazer perguntas. Isso também demonstra interesse. Uma ideia é perguntar sobre as vantagens que a empresa oferece, como equipamentos, cursos e dias de folga.

Live Coding: pense em voz alta

Se o processo seletivo tiver uma etapa de live coding (aquelas sessões onde você precisa escrever código com alguém olhando), lembre-se de pensar em voz alta.

Nem sempre o código final é tão importante. Como você está pensando a solução e quais passos está tentando tomar é o que importa.

Pense em uma prova de matemática, onde o resultado final é obviamente relevante, mas as contas que você fez para chegar no resultado também importam.

Conclusão

Nesse post vimos alguns lugares com vagas relacionadas a WordPress. Vimos também que é normal não conseguir uma vaga na primeira tentativa. Não desista!

Vimos também coisas imprescindíveis para um bom currículo e carta de apresentação, bem como pontos importantes de se ter em mente sobre o que as empresas procuram.

Por fim, vimos que planejamento pode ser fundamental para as entrevistas. Preparar tanto o psicológico quando o físico e o espaço em volta podem fazer com que você sinta mais segurança durante a entrevista.

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.