Se você criou um novo template em um tema para o WordPress 4.9, mas ele não aparece de jeito nenhum na lista de seleção de templates pode se acalmar: a equipe de desenvolvimento do WP já sabe do problema. Foi criado um cache para os arquivos dos temas e, por isso, qualquer mudança só será detectada depois de aproximadamente uma hora. Inicialmente o cache foi criado para o editor de arquivos, mas infelizmente houve um efeito colateral não percebido durante a fase de Betas e Releases Candidates. Na versão 4.9.1 este cache foi removido.

No ticket onde o problema está sendo discutido, já existe uma solução onde o cache é desabilitado se a constante WP_DEBUG estiver com valor true, mas isso só deve valer a partir do WordPress 4.9.1. Enquanto o código não é aplicado você pode solucionar alterando o número de versão do seu tema.

Atualização: o assunto tem gerado bastante polêmica. Por um lado uns querem retirar completamente este cache, alegando que compromete o processo de desenvolvimento e tenta resolver algo que nem era um problema e, por outro, alguns defendem a permanência do recurso, mas com algum processo opcional. O Weston Ruter, um dos líderes desta versão, disponibilizou um plugin que acaba com o problema até que isso seja resolvido no core do WordPress. A previsão não oficial de lançamento da versão 4.9.1 é para o começo da próxima semana.

Atualização 2: na versão 4.9.1 o cache foi completamente removido e o problema solucionado.


Dica boa do Mário Valney.