Depois de quase sete anos, o WordPress pode ganhar novos widgets nativos! Foi anunciado hoje, no canal dos colaboradores do WordPress, uma proposta para a integração de um widget de imagens, o primeiro de uma série voltada para a exibição de mídias nas instalações WP, como parte do trabalho sendo desenvolvido esse ano que tem foco em personalização.

Este sempre foi um widget muito pedido. Sem ele, o usuário precisa criar um widget de texto normal, copiar a url da imagem, criar uma tag na mão e etc. Com um widget só para imagem basta selecioná-la das mídias já presentes e está pronto. O plugin Image Widget, da Modern Tribe Inc., que atualmente tem mais de meio milhão de instalações, é prova de que essa é uma necessidade entre os usuários. Em breve as novas instalações não precisarão de qualquer plugin para essa funcionalidade.

Por enquanto é possível testar os widgets instalando um plugin, mas os planos no futuro são integrar o plugin no core e desativá-lo. Fiz o teste aqui e funciona muito bem 🙂 Para mais detalhes sobre a implementação leia o aviso e visite também o repositório do plugin no GitHub.