Neste post e vídeo separei algumas novidades muito legais sobre o WordPress 5.5, o primeiro tema no repositório oficial a atingir a marca de um milhão de instalações e também dicas de palestras sobre WP no YouTube. Confere aí!

No canal também existe uma playlist com todos os vídeos de notícias sobre o WordPress.

WordPress 5.5

Com a chegada do WP 5.5 marcada para o dia 11 de agosto, é bom ir se preparando para as novidades. Nós já conversamos por aqui sobre o envio de atualizações de plugins com um arquivo .zip e agora estou trazendo mais duas coisas. Como vocês já sabem, toda vez que sai uma versão nova do WordPress eu faço dois vídeos, então não esqueça de assinar o canal (e/ou a newsletter) para não perder.

Diretório de blocos

Em todas as palestras recentes do Matt Mullenweg, o diretório de blocos já vem sendo anunciado. Ele já estará disponível a partir do WordPress 5.5 e, com isso, os autores que desejam disponibilizar seus blocos precisam se adequar a algumas diretrizes.

Antes de mais nada, precisamos falar sobre a nova entidade no mundo do WordPress: o plugin de bloco. Um plugin de bloco é um plugin que disponibiliza um bloco e só isso. Por enquanto plugins deste tipo devem ter o mínimo PHP possível, ter um arquivo block.json com seus meta dados, funcionar com o mínimo de configurações possível e seguir algumas regras disponíveis neste post do blog do Make. Neste post também tem várias ferramentas legais para criar e validar os seus blocos.

O destaque da matéria da WP Tavern é sobre a proibição de propagandas ou recursos premium. Embora a gente não goste desse tipo de coisa, muitas vezes é o dinheiro que torna o desenvolvimento sustentável. Enfim, vamos acompanhar.

Fonte: https://wptavern.com/revised-block-directory-guidelines-proposal-updates-wording-but-changes-little-else

Passando variáveis para arquivos de template

Um recurso básico de outros CMS e frameworks finalmente vai chegar ao WordPress. Agora será possível passar variáveis de um arquivo para outro de jeito fácil com a função get_template_part(). Esta função é usada para fazer um include de um outro arquivo do tema no arquivo que você está trabalhando, mas era complicado passar uma variável ou um argumento de um arquivo para o outro. Variáveis globais e uma nova função eram as soluções até agora.

Provavelmente vamos falar mais sobre essa funcionalidade nos vídeos do canal, mas essa é uma novidade tão legal que decidi trazer antes. Engraçado que o ticket que conversamos com o Mário tinha 11 anos e este aqui tem 8. Antes tarde do que nunca.

O post no blog do Make traz as informações completas.

Fonte: https://wptavern.com/theme-authors-can-pass-data-to-template-files-in-wordpress-5-5

O Astra se tornou o primeiro tema não oficial com mais de 1 milhão de instalações ativas

O título diz tudo. Estou curioso para saber quem dos inscritos usa este tema e o que acha dele. Muito interessante a lista disponível no post da WP Tavern:

  • Astra – 1 milhão
  • OceanWP – 600.000
  • GeneratePress – 300.000
  • Hello Elementor – 300.000
  • Storefront – 200.000

Não se esqueça de comentar os temas que você conhece e o que acha de cada um!

Fonte: https://wptavern.com/astra-becomes-the-only-non-default-wordpress-theme-with-1-million-installs

Palestras sobre o WordPress

Eu sei que você está cansado de ouvir sobre o “novo normal” e de receber links de lives inúteis por aí, mas essa dica é boa. Com a pandemia, muitos grupos de meetup WordPress “migraram para o digital” e estão fazendo palestras online.

Na última quinta-feira, dia 23 de julho de 2020, a comunidade WP de Curitiba recebeu a Lívia Gabos com uma palestra sobre acessibilidade. A palestra da Lívia no WordCamp São Paulo de 2019, para mim, foi a melhor do evento e a palestra no YouTube não foi diferente. No canal da comunidade WP de Curitiba também tem as palestras anteriores, todas excelentes. Infelizmente não gravamos a palestra da Stephanie, a primeira que fizemos online (pelo Google Meets, se bem me lembro).

A comunidade WordPress em São Paulo também tem um canal no YouTube. Inclusive, na próxima terça-feira, eles terão uma palestra sobre Frontity que eu quero muito assistir! Outras comunidades também estão fazendo a mesma coisa, dê uma olhada no nosso slack para saber mais.