{"id":1496,"date":"2009-08-13T15:20:41","date_gmt":"2009-08-13T18:20:41","guid":{"rendered":"https:\/\/felipeelia.com.br\/?p=1496"},"modified":"2019-12-15T13:10:52","modified_gmt":"2019-12-15T16:10:52","slug":"seo-da-dinheiro-pro-seu-cliente-ou-nao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/felipeelia.com.br\/seo-da-dinheiro-pro-seu-cliente-ou-nao\/","title":{"rendered":"SEO d\u00e1 dinheiro pro seu cliente… Ou n\u00e3o?!"},"content":{"rendered":"\n
Este post foi migrado l\u00e1 do\u00a0Melancia na Cabe\u00e7a<\/a>. Ele tem\u00a0muito<\/strong>\u00a0tempo, mas estou mantendo s\u00f3 por raz\u00f5es hist\u00f3ricas \ud83d\ude42<\/em><\/p>\n\n\n\n Quinta-feira passada fui no Circuito Rio Digital, promovido pela Abradi-RJ e assisti \u00e0s palestras do @webpaulo<\/a> e do @alvinerius<\/a> (Robert Rodrigues), ambas com foco em SEO. Depois de um exemplo do Robert Rodrigues ficou uma d\u00favida: SEO\u00a0garante retorno pro seu cliente?<\/p>\n\n\n\n Um dos exemplos usados na palestra do Robert me chamou muita aten\u00e7\u00e3o: dois livros com a mesma proposta, mais ou menos o mesmo t\u00edtulo, mas com uma diferen\u00e7a: um deles tinha nove vezes mais visitas que o outro. O motivo era a url que parecia mais com o que o usu\u00e1rio procurava e, portanto, indexava melhor. A diferen\u00e7a \u00e9 gritante, afinal s\u00e3o nove vezes mais pessoas vendo o produto do cliente. Nove!<\/p>\n\n\n\n A taxa de convers\u00e3o (usu\u00e1rios que entram e realmente compram alguma coisa) em sites de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico varia em torno de 2 a 3%. A amazon converte 9.6% mais ou menos, embora existam alguns casos que a taxa de convers\u00e3o chegue aos 35% ou passe disso, mas pro caso m\u00e9dio valem mesmo os 3%. Fa\u00e7amos as contas ent\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Com uma medida simples de SEO, que \u00e9 a altera\u00e7\u00e3o da url para algo que seja mais forte e pr\u00f3ximo do usu\u00e1rio o site de maior visita\u00e7\u00e3o levou vantagem sobre o de menor. Agora imaginem se o site de maior visita\u00e7\u00e3o conseguir melhorar sua taxa de convers\u00e3o!<\/p>\n\n\n\n Entretanto o caso do Robert \u00e9 exagero. Se ao inv\u00e9s de nove fossem s\u00f3 tr\u00eas vezes mais visitas a conta daria diferente e outros aspectos apareceriam, como o site ter mais tr\u00e1fego sem gerar dinheiro, gerando custo com hospedagem, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 l\u00f3gico deduzir que um fator important\u00edssimo dentro da s\u00e9rie de fatores que envolvem a efetiva\u00e7\u00e3o da compra por parte do usu\u00e1rio \u00e9 a usabilidade. Se ele n\u00e3o conseguir comprar ele n\u00e3o est\u00e1 entre os 3%. Voc\u00ea pode colocar os t\u00edtulos das p\u00e1ginas em tags <h1> o que \u00e9 muito bom pra SEO, mas coloc\u00e1-las com o mesmo tamanho do texto no CSS, o que \u00e9 p\u00e9ssimo pra usabilidade, portanto SEO n\u00e3o necessariamente \u00e9 bom para o usu\u00e1rio. Al\u00e9m de usabilidade existem outros fatores que s\u00e3o decisivos para a convers\u00e3o como de onde veio o usu\u00e1rio e at\u00e9 em que \u00e9poca do ano estamos.<\/p>\n\n\n\n Onde eu quero chegar?! Sabia que voc\u00ea ia perguntar. SEO \u00e9 bom, mas n\u00e3o \u00e9 tudo. Otimiza\u00e7\u00e3o pra busca aumenta taxa de atra\u00e7\u00e3o. Taxa de convers\u00e3o \u00e9 outra hist\u00f3ria…<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Este post foi migrado l\u00e1 do\u00a0Melancia na Cabe\u00e7a. Ele tem\u00a0muito\u00a0tempo, mas estou mantendo s\u00f3 por raz\u00f5es hist\u00f3ricas \ud83d\ude42 Quinta-feira passada fui no Circuito Rio Digital, promovido pela Abradi-RJ e assisti \u00e0s palestras do @webpaulo e do @alvinerius (Robert Rodrigues), ambas com foco em SEO. Depois de um exemplo do Robert Rodrigues ficou uma d\u00favida: SEO\u00a0garante […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","footnotes":""},"categories":[115],"tags":[],"yoast_head":"\n