O que você leva da vida pessoal para a profissional

Ruptura (série disponível na AppleTV) entra fácil no meu Top 3 séries de todos os tempos. Lá as pessoas têm mentes separadas: quem você é na vida pessoal não tem a menor ideia da vida profissional e vice-versa.

Na vida real é bem o contrário, as duas coisas se retroalimentam o tempo inteiro. Boa parte do que se tem chamado de soft skills está exatamente nessa interseção. Se você se comunica bem, sabe ouvir, etc., essas são habilidades nas suas “duas” vidas. Vamos falar de duas dessas habilidades: responsabilidade e planejamento mínimo.

Responsabilidade não é se matar de trabalhar, é ser responsável o suficiente para ir atrás de uma tarefa, fazer acontecer. E se não der, tudo bem, você confia que a pessoa vai avisar que está tendo problemas. Confiança é parceira da responsabilidade: onde tem uma tem a outra.

Por planejamento mínimo quero dizer pensar minimamente nos passos necessários para fazer alguma coisa. Vai fazer uma receita? A pessoa sabe que tem que listar os ingredientes antes, planejar a compra, tempo, utensílios, etc. Quer fazer um projeto? É mais ou menos a mesma coisa. No bom gerentês é visão macro.

A pergunte é: é possível ensinar, dentro do ambiente corporativo, essas duas habilidades? Eu, sinceramente, acho que não. Não gosto da ideia de talento ou habilidade inata, mas na prática, nunca vi ninguém mudar tanto assim. E você? Já viu acontecer? Se sim, como?

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.

Deixe um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.