Novas ferramentas para desenvolvedores de temas: Plugin de sniffer para temas e testes de acessibilidade automatizados

  • Última modificação: 20/03/2019
  • Tempo de leitura: 3 min.

Mais um texto interessante da galera do WP Tavern.


As equipes que colaboram com o WordPress lançaram várias novas ferramentas para desenvolvedores de temas nas últimas semanas, aumentando potencialmente a qualidade dos novos temas. Um novo esforço da equipe de revisão de temas, o plugin Theme Sniffer, usa sniffs personalizados para o PHP CodeSniffer (falei sobre ele aqui no blog já) para testar se um tema segue os padrões de código do WordPress e com quais versões do PHP ele é compatível.

O plugin é útil tanto para desenvolvedores que querem seus temas aprovados no repositório do WordPress.org quanto para aqueles que revisam os temas. Ele inclui vários padrões opcionais quem podem ser usados além das regras obrigatórias para revisão de temas. Passar pelas verificações do Theme Sniffer não é obrigatório, mas os revisores podem usar o plugin para acelerar o processo.

A Equipe de acessibilidade também publicou uma nova ferramenta chamada WP Theme Auditor, que usa o Axe para testar a acessibilidade de um tema de forma automatizada. O Axe é uma biblioteca de código-aberto e um motor de testes criado pelos especialistas em acessibilidade da Deque. O pacote WP Theme Auditor pode ser instalado no diretório raiz de um tema. Os desenvolvedores podem adicionar casos de teste, seguindo os exemplos disponíveis no arquivo README do projeto. Os testes são executados contra http://one.wordpress.test/ por padrão, mas os desenvolvedores podem especificar o URL de um ambiente diferente.

A equipe de acessibilidade planeja expandir os casos de teste na ferramenta para incluir todo o conteúdo do pacote atual Theme Unit Test Data. Na última reunião da equipe, ficou decidido recomendar o WP Theme Auditor como uma ferramenta de testes do WordPress. Mais detalhes serão publicados em breve no blog make.wordpress.org/accessibility.

Fonte: https://wptavern.com/new-tools-for-theme-developers-theme-sniffer-plugin-and-automated-accessibility-testing

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.